BLH – ESTRATÉGIA PARA ERRADICAÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL

RedeBLH

(colaboração Bel Levy)

O Congresso científico reúne especialistas de 23 países em Brasília para discutir desafios, propor soluções e planejar o futuro

Especialistas nacionais e internacionais que compõem o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH) estarão reunidos em Brasília de 28 e 30 de setembro, durante o V Congresso Brasileiro / I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, para discutir desafios, propor soluções e planejar o futuro da iniciativa. Liderado pela Fiocruz, o IberBLH integra 23 países empenhados em coletar, processar e distribuir leite humano para recém-nascidos, sobretudo os prematuros de baixo peso, que apresentam forte vulnerabilidade imunológica. A iniciativa é reconhecida como estratégia primordial para o enfrentamento da mortalidade infantil e neonatal – meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH), o engenheiro de alimentos João Aprigio Guerra de Almeida, explica que a experiência brasileira, inaugurada na década de 1940, tornou-se modelo internacional a partir dos resultados conquistados em curto prazo. “Em pouco tempo comprovamos o impacto positivo da amamentação natural – e dos bancos de leite humano – na recuperação de recém-nascidos internados em unidades neonatais e na assistência às mães em fase de aleitamento”, o pesquisador descreve e aponta que, em longo prazo, o resultado obtido com a estratégia é a redução da mortalidade infantil, com ênfase na preservação da vida e da saúde de bebês.

Desde 1985, os bancos de leite humano constituem a política brasileira de saúde pública para enfrentamento da mortalidade infantil e neonatal. A estratégia é tão bem sucedida que, em 2001, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a RedeBLH como a ação que mais contribuiu para a redução do problema no mundo, na década de 1990.

“Os resultados brasileiros mostraram à comunidade internacional a função dos bancos de leite humano no contexto da saúde pública, como estratégia de segurança alimentar e nutricional para qualificação da atenção neonatal e a redução a mortalidade infantil. Em 2009, atendemos 170 mil bebês e 1.400.000 mulheres com dificuldades de amamentação em todo o mundo”, João Aprigio resume. Hoje, a cooperação internacional liderada pelo Brasil, por meio da Fiocruz, integra bancos de leite humano instalados ou em fase de implantação na América Latina, Europa e África.

Reconhecendo a importância da cooperação internacional para o enfrentamento da mortalidade infantil e neonatal em escala global, o V Congresso Brasileiro / I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano promove, dia 27 de setembro, o Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano. O encontro avaliará a trajetória dos países que compõem o IberBLH e os resultados obtidos desde 2005, quando foi assinada a primeira Carta de Brasília, durante o Fórum Latinoamericano de Bancos de Leite Humano.“O objetivo é multiplicar as conquistas e identificar as fragilidades de cada país, de cada banco de leite humano. Só assim poderemos crescer ainda mais e aprimorar a iniciativa. A avaliação será consolidada na Carta de Brasília – 2010”, João Aprigio apresenta.

*Destaques da Programação*

– *Ciência e tecnologia em bancos de leite humano*

A RedeBLH é sustentada por pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e geração de conhecimento nas áreas biológica, política, social e cultural. Durante o congresso, serão destacados estudos sobre a adequação da qualidade do leite humano e o impacto da amamentação natural na recuperação da saúde de recém-nascidos internados em unidades neonatais.

– *Responsabilidade social e cidadania*

O congresso também será espaço para divulgação de iniciativas da sociedade civil que colaboram para a implantação e o funcionamento de bancos de leite humano. Além do Brasil, a Argentina apresentará as ações de apoio à sua rede nacional de bancos de leite humano.

– *Experiências brasileiras*

O Brasil é modelo internacional para bancos de leite humano. Durante o congresso, serão apresentadas experiências de destaque e resultados inéditos em todo o mundo, como a autossuficiência de Brasília para distribuição de leite humano* *a recém-nascidos internados em UTI neonatal; a maior rede estadual de bancos de leite humano do mundo, em São Paulo; a implantação e o funcionamento de unidades de coleta, processamento e distribuição de leite humano em regiões isoladas, como a Amazônia; e a interação com povos indígenas, que acontece no Mato Grosso do Sul.

– *Experiências internacionais*

Os frutos da cooperação internacional liderada pela RedeBLH serão discutidos a partir da experiência de parcerias consolidadas e de países em fase de implantação dos bancos de leite humano. Primeiro país a formalizar a cooperação internacional com a RedeBLH, a Venezuela apresentará sua trajetória de 15 anos na área. A Guatemala compartilhará os resultados de seu pioneirismo na América Central: o primeiro banco de leite do país já opera como núcleo de rede, para replicar a experiência a outras cidades.

 

_______________________

V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano
I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano
Assessoria de Comunicação
[email protected]
twitter.com/redeblh
Bel Levy

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.

16 Responses to “BLH – ESTRATÉGIA PARA ERRADICAÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL”

  1. Hey awesome site! Gentleman. Great. Incredible. We’ll take note of your website plus use the rss feeds also? I’m happy to seek out quite a few very helpful info throughout this post, we need come up with additional methods this specific consider, many thanks for discussing.

    [Reply]

  2. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/hu/register?ref=FIHEGIZ8

    [Reply]

  3. Hello! I’m at work browsing your blog from my new iphone!
    Just wanted to say I love reading through your
    blog and look forward to all your posts! Carry on the fantastic work!

    [Reply]

  4. Wow! Finally I got a webpage from where I be capable of actually get valuable facts regarding my study and knowledge.

    [Reply]

  5. You should be a part of a contest for one
    of the most useful sites online. I am going to highly recommend this website!

    [Reply]

  6. The other day, while I was at work, my sister stole
    my iPad and tested to see if it can survive a thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is
    now broken and she has 83 views. I know this is totally
    off topic but I had to share it with someone!

    [Reply]

  7. It’s perfect time to make a few plans for the future and it is
    time to be happy. I have read this put up and if I may I wish to counsel you some attention-grabbing things
    or tips. Maybe you could write subsequent articles relating to this
    article. I want to learn even more things about it!

    [Reply]

  8. anthropic disse:

    Pretty section of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed
    account your blog posts. Anyway I will be subscribing to your feeds and even I achievement you
    access consistently rapidly.

    [Reply]

  9. It’s an amazing post in favor of all the online people;
    they will take benefit from it I am sure.

    [Reply]

  10. Very rapidly this site will be famous among all blog people, due to it’s nice articles or reviews

    [Reply]

  11. What a material of un-ambiguity and preserveness of precious knowledge on the topic of unpredicted emotions.

    [Reply]

  12. I used to be suggested this blog by my cousin. I am now not positive whether or not this submit is
    written by means of him as no one else know such specified approximately my trouble.
    You are wonderful! Thank you!

    [Reply]

  13. Attractive component of content. I simply stumbled upon your
    weblog and in accession capital to say that I acquire actually enjoyed account your weblog posts.

    Any way I’ll be subscribing on your feeds and even I fulfillment you access consistently
    quickly.

    [Reply]

  14. hello there and thank you for your info – I have definitely picked
    up something new from right here. I did however expertise some technical points using
    this website, since I experienced to reload the web
    site lots of times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your web hosting is OK? Not
    that I am complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and
    can damage your high-quality score if ads and marketing with Adwords.

    Well I’m adding this RSS to my email and can look
    out for much more of your respective fascinating content.
    Make sure you update this again very soon.

    [Reply]

  15. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get
    four emails with the same comment. Is there any way you can remove people from that
    service? Many thanks!

    [Reply]

  16. Excellent site you have here but I was wanting to know if you knew of any community forums that
    cover the same topics talked about here? I’d really love
    to be a part of community where I can get comments from other experienced people
    that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know.
    Thank you!

    [Reply]

Leave a Reply

See also: