SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL 2011

Semana Mundial da Amamentação/ 2011 

(01/08/2011 – 15:34) 

Fotos: Gerson Lucas – SES/DF

A Semana Mundial da Amamentação começou nesta segunda-feira, 1º de agosto, com solenidade no auditório da Fepecs, na 501 Norte.  A programação incluiu palestras, exposição de painéis, depoimentos e homenagens às mães, Corpo de Bombeiros e profissionais da Secretaria de Saúde envolvidos no incentivo e proteção ao aleitamento materno.

O momento de emoção do evento ficou por conta do depoimento da jornalista Fabiana Santos. Mães de dois filhos, ela relatou sua experiência com a amamentação, principalmente as dificuldades enfrentadas com a caçula Alice, de quatro meses que nasceu prematura. “É incrível saber que o meu leite fez a diferença e ajudou a salvar a vida da minha filha”, disse entre lágrimas.

Já o publicitário Gui Pacheco, da agência Agnelo Pacheco, que criou a recente campanha de incentivo à doação de leite materno para o GDF, contou um pouco de sua experiência com o tema. Segundo ele, a estratégia de mídia usada nesse tipo de anúncio é especial. “O publico é bem específico e dirigido e está em um momento particularmente sensível”. Para atingir esse publico, diz ele, é preciso lançar mão da emoção, sem deixar de lado a razão.

Amamentação em 3D

Este ano, o tema da campanha é Amamentação, Uma Experiência em 3D, que envolve três dimensões: tempo (da gravidez ao desmame) e lugar (a casa, comunidade, sistema de saúde, etc.). Mas nenhum desses tem muito impacto sem a terceira dimensão – a comunicação -, que é parte essencial na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

A ideia é estimular comunidades e unidades de saúde a usar novas tecnologias para atingir o maior número de pessoas possível, como os blogs e redes sociais, com informações necessárias sobre amamentação. Para os organizadores, também é importante alertar sobre os conflitos de interesse que surgem quando entidades que obtêm lucro a partir da venda ou distribuição de produtos abrangidos pelo Código Internacional de Publicidade de substitutos do leite materno (no Brasil, NBCAL) promovem a amamentação.

A exposição sobre a história da amamentação no Brasil e no mundo, aberta ao público é um dos pontos altos da programação. São 43 painéis que ficarão expostos no hall de entrada da Fepecs durante toda a semana.

Segundo a coordenadora dos Bancos de Leite da SES/DF, Miriam Santos, o tema da Semana de Amamentação desse ano mostra que além de se falar sobre a amamentação em si, é preciso ser eficaz e dar as respostas que o público anseia em termos de informação.

Algumas servidoras das regionais de saúde que retornaram da licença maternidade e continuaram a amamentar foram homenageadas. Entre elas, está a técnica de enfermagem do Hospital de Santa Maria, Lúcia Soares, que ainda amamenta o filho Marco Túlio de dois anos e um mês.

Participaram da solenidade de abertura da semana a coordenadora do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Criança, Tatiana Coimbra, a assessora técnica de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Amanda Moura, a gerente de Áreas Estratégicas da SES, Daniela Santos e o major Jefferson Aquino – representando o Comandante do Grupo de Atendimento de Emergência Pre-Hospitalar (GAEPH) – responsável pela coleta de leite materno do Corpo de Bombeiros do DF.

Endereços dos Bancos de Leite -baixe aqui.

Arielce Haine SES-DF

 

http://www.saude.df.gov.br/

.

No related posts.

Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.

2 Responses to “SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL 2011”

  1. If you changed your design your site would be banging. The content is good and quite well written though.

    [Reply]

    admin Reply:

    Thanks about your contribution. I will change the layout of my blog soon!
    Sincerely,
    Lucienne Alencar

    [Reply]

Leave a Reply

See also: