Sobre a comemoração do Dia Mundial Da Doação De Leite Humano

19 de maio é o Dia Internacional de Doação de Leite Humano

Aumentar o uso do leite humano é uma preocupação mundial
Aumentar o uso do leite humano é uma preocupação mundial. Dessa forma, o dia 19 de maio foi instituído como o Dia Internacional de Doação de Leite Humano. A finalidade é unificar as mobilizações na América do Sul, América Central, Europa e África. 

Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humanos (BLH/SES-DF), Mirian Oliveira Santos, as diretrizes a serem seguidas para a ampliação da amamentação no DF foram definidas pela Carta de Brasília 2010, que visa a expansão e consolidação da Rede de Bancos de Leite Humano, garantindo a ampliação do acesso ao leite humano e propiciando uma melhor qualidade do produto.

A Carta de Brasília concentrou esforços internacionais para o enfrentamento da mortalidade infantil e aponta as estratégias relacionadas aos bancos de leite humano para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do Milênio, até 2015, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas(ONU). O 19 de maio foi escolhido por ser a data assinatura da 1º Carta de Brasília, em 19 de maio de 2005, documento por meio do qual foi criada a rede latino americano de banco de leite humano.

Segundo informou o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio de Almeida Guerra, a Agência Brasileira de Cooperação desencadeará uma série de esforços diplomáticos para que a fixação desta data seja levada a todos os países do mundo para a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Segundo ele, estão sendo mantidos esforços internacionais para o enfrentamento da mortalidade infantil por meio da utilização do melhor alimento para os recém-nascidos, o Leite Humano.

Fonte: por Silvia Moreira – Ascom SES-DF

No related posts.

Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.

Leave a Reply

See also: